Cuidamos com carinho dos nossos clientes!
Na Clínica Nutec você encontra à disposição diferentes especialidades para ajudá-lo a cuidar da sua saúde física e mental.
São profissionais capacitados que atendem com ética e dedicação desde o público infantil até a terceira idade.
Psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.
Os psicólogos da clínica Nutec atual na abordagem Comportamental (ABA) ou Cognitiva-comportamental (TCC). A terapia com base na ciência Análise do Comportamento foca os seus esforços na modificação dos comportamentos. É uma abordagem mais diretiva. O psicólogo faz uma avaliação com base em testes e protocolos de avaliação para diagnosticar o que o paciente precisa, percebendo suas habilidades e seus déficits, e vai ajudar com técnicas específicas para que ele possa adquirir novos comportamentos e modificar aqueles que estejam lhe causando sofrimento.
Na Nutec todos os psicólogos ainda exercem outras funções além de atender diretamente o paciente em consultório, como realizar visitas nas escolas para observar o paciente e orientar a equipe escolar, realizar treino parental regularmente, trabalhar de forma interdisciplinar com os demais profissionais que atendem o paciente, através de reuniões de equipe, atendimentos compartilhados e troca de registros. Toda a equipe também realiza supervisões quinzenais para discussão dos casos, o que nos possibilita pensar melhor nossas estratégias.
O comer é um aprendizado e essa habilidade exige estímulo, dedicação, constância, paciência e tempo. Portanto, o desenvolvimento é possível.
A nutrição vem com esse propósito de auxiliar no desenvolvimento, levando em consideração a individualidade bioquímica, fisiológica e nutricional do paciente. Dentro do acompanhamento nutricional é analisado todo o histórico alimentar, identificando as preferências, aversões, alergias e intolerâncias. Assim como avaliação do funcionamento trato-gastrointestinal, exames bioquímicos e análise de composição corporal e estado nutricional.
Dentro da terapia alimentar utilizamos o alimento como principal recurso terapêutico.
É indicada para crianças que apresentam recusas alimentares leves, moderadas ou severas, e até mesmo que necessitam da educação nutricional para melhorar a qualidade alimentar. Sua abordagem é baseada na responsividade e no relacionamento do alimento com a criança, sempre de forma lúdica. O principal objetivo é ressignificar a alimentação e aproximar a criança dos alimentos, ampliando o repertório alimentar de forma qualitativa e proporcionar uma melhor qualidade de vida.
O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana e desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação diagnóstica e terapia.
Aqui possuimos uma equipe de Fonoaudiologia com profissionais qualificados para atuar nas alterações auditivas que podem influenciar na linguagem oral, fonoterapia para alterações de linguagem oral e escrita, como estímulos à aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças com atrasos específicos da linguagem e transtornos que envolvem o neurodesenvolvimento infantil como o Transtorno do Espectro Autista. Avaliar e identificar a viabilidade de intervenção em Comunicação Suplementar Alternativa (CSA), além de intervir em transtornos motores da fala, como Apraxia de Fala na Infância, por exemplo, fazem parte dos serviços oferecidos. Ainda dispõe de profissionais que podem reabilitar as funções da motricidade orofacial (responsáveis por articulação de fala, deglutição e mastigação), com fonoaudiólogas que atuam na área de disfagias pediátrica e adulta, bem como na seletividade alimentar. A voz profissional, a fonoaudiologia educacional e a fluência de fala, (disfluências: disfemia/gagueira) também podem ser tratados na Nutec.
A terapia ocupacional objetiva ajudar a pessoa com dificuldade a melhorar a qualidade de vida, ampliando suas habilidades para que alcancem a autonomia e independência. Estas são algumas das habilidades que a terapia ocupacional pode promover: habilidades da vida diária, tais como: o uso do banheiro, vestir-se, escovar os dentes, pentear cabelos, calçar sapatos, e outras habilidades de preparação; habilidades motoras finas necessárias para a realização de caligrafia ou cortar com uma tesoura; habilidades motoras amplas utilizadas para andar de bicicleta; percepção de competências, tais como dizer as diferenças entre cores, formas e tamanhos; consciência corporal e sua relação com os outros; habilidades visuais para leitura e escrita; brincar funcional, resolução de problemas e habilidades sociais; integração dos sentidos, realizado através da abordagem de integração sensorial com objetivo de diminuição de estereotipias.
Uma criança com autismo que tem suas habilidades estimuladas na Terapia Ocupacional pode ser capaz de:desenvolver relacionamentos com seus pares e adultos; melhorar a concentração em tarefas; expressar sentimentos de formas mais adequadas; envolver-se em jogo com os pares; aprender a se autorregular; reduzir as estereotipias; realizar atividades mais refinadas como: escovar dentes, dar laço, vestir-se.
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades e tem um caráter preventivo e terapêutico. O objetivo da psicopedagogia é ajudar a criança e o adolescente a melhorar seu processo de aprendizagem, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico das dificuldades.
Quando procurar um psicopedagogo?
Quando a criança ou adolescente está apresentando baixo rendimento escolar, dificuldade na leitura e/ou escrita e dificuldade na matemática.
Na Nutec temos ainda um serviço de suporte psicopedagógico individualizado (Educanutec). A psicopedagoga avalia as habilidades que o aprendente já adquiriu e as que precisam ser trabalhadas e, em parceria com a escola, constrói o Programa de Ensino Individualizado (PEI) ou currículo adaptado. Uma pedagoga vai acompanhar o aluno em casa diariamente, sempre supervisionada pela psicopedagoga e pela psicóloga do projeto, para alcançar os objetivos traçados.
Saber envelhecer é um aprendizado que deve começar antes do que se possa imaginar. A "velhice"não é uma doença e sim um processo normal do desenvolvimento que acarreta mudanças no organismo do indivíduo.
Dependendo de um série de fatores, essas mudanças poderão ocasionar algumas doenças ou problemas de saúde.
Por esse motivo, é importante que você tenha um acompanhamento adequado para que possa envelhecer com qualidade.
NEUROLOGIA
O neurologista é o médico responsável por diagnosticar, acompanhar e tratar adultos e idosos com problemas relacionados ao sistema nervoso central e periférico. As queixas mais comuns que levam à necessidade de acompanhamento com o neurologista são: dores de cabeça, alterações de memória, tremores ou outros movimentos involuntários, crises epilépticas/convulsões. Pacientes com diagnóstico de enxaqueca, AVC/derrame cerebral, demências, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, epilepsias devem ser acompanhados por neurologistas.
Na clínica Nutec temos um médico neurologista com ampla experiência em diagnóstico e tratamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na população adulta.
NEUROPEDIATRIA
O neuropediatra tem como objetivo atender crianças e adolescentes com alterações neurológicas. A Neurologia Infantil avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.
Quando procurar um neurologista infantil?
Em caso de dificuldade de aprendizado, avaliação diagnóstica de casos de suspeita de autismo, dores de cabeça, hiperatividade, déficit de atenção, alterações do comportamento, epilepsia/convulsão, atraso para falar, distúrbios do sono (insônia, pesadelos, sonambulismo).
PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A psiquiatria da infância e adolescência é exercida por médicos que se especializaram no diagnóstico e no tratamento de crianças e adolescentes que sofrem com transtornos mentais, emocionais e do comportamento.
A psiquiatria é uma das áreas mais lindas e mais humanas, pois ela tem a missão de carregar a árdua satisfação de acolher, ouvir, não julgar e sempre que possível aliviar a dor e o sofrimento tanto do paciente que busca ajuda como da família que o acompanha.
O tratamento de uma criança, adolescente ou adulto tem como objetivo diminuir o sofrimento e os prejuízos, além da busca para evitar sequelas que perdurem na vida.
O fisioterapeuta atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura. Tem como aliados, técnicas como massagens e exercícios que restaurem a capacidade física.
Quando procurar um fisioterapeuta?
Em casos de problemas ortopédicos, traumatológicos, reumatológicos e posturais, doenças respiratórias, cardiológicas e neurológicas, incontinência e outros problemas urinários e intestinais, insônia, fadiga crônica e fraqueza, atrasos do desenvolvimento que necessitem de estimulação precoce.
A estimulação precoce dentro da fisioterapia é baseada nos princípios da plasticidade neural, determinando períodos do desenvolvimento neonatal como altamente receptivos a intervenções com exercícios sensórios motor.
A fisioterapeuta dispõe de várias técnicas e equipamentos para auxiliar no tratamento dos pacientes. Na fisioterapia neurológica, por exemplo, pode-se potencializar o resultado da intervenção com técnicas como a Facilitação Neuromuscular proprioceptiva (PNF), o Bobath, a Terapia por Contenção Induzida (TCI), dentre outras.
A educador físico tem um papel fundamental na promoção da saúde e no desenvolvimento social das pessoas. Por meio de práticas esportivas, esse profissional estimula hábitos saudáveis. Com as crianças, atua através de circuitos e brincadeiras, pois o brincar é o principal meio de expressão da criança, além de ser a base para sua aprendizagem e desenvolvimento.
Os educadores físicos da Nutec realizam atividades que desenvolvem habilidades motoras, crosskids e treino funcional de forma individual ou em grupo. É mais uma ferramenta que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades na criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), principalmente nas áreas sociais e motoras.
erapia por Contenção Induzida (TCI), dentre outras.
A arteterapia é uma prática terapêutica que objetiva trabalhar os processos de autoconhecimento e de transformação pessoal. Vem se expandindo e ganhando espaço na área da saúde e desenvolvi mento humano.
O processo arteterapêutico tem como objetivo proporcionar, por meio do fazer artístico, uma educação emocional que propicie a construção de novas formas de aprendizagem via desenvolvimento do potencial criativo, oferecendo à criança a possibilidade de compreender seus sentimentos. As atividades artísticas vivenciadas trabalham com conceitos comportamentais como: autoestima, criatividade, capacidade de lidar com frustrações, persistência, autocontrole, paciência, precisão, motor fino, visomotor, organização de tempo, facilitador de expressões não verbais, dentre outros. Dessa forma, o produto construído servirá como registro sobre questões pessoais em que a criança é convidada a refletir. A arte relaciona harmonicamente a realidade e a fantasia, o mundo interno e externo, dando visibilidade a conteúdos emocionais, com os quais podemos então dialogar, proporcionando o autoconhecimento.
A musicoterapia consiste em promover a saúde utilizando experiências musicais. Na musicoterapia o paciente vivencia a música de forma ativa através de atividades de audição, performance, composição e improvisação musicais e a seleção dessas atividades é determinada pela necessidade clínica do paciente, bem como por suas habilidades e potenciais.
A Musicoterapia Neurológica é um modelo aplicado em pacientes com disfunções cognitivas, sensoriais e /ou motoras por causa de uma característica neurológica e se baseia no modelo neurocientífico de percepção, produção musical e o impacto da música sobre mudanças na funcionalidade de condutas não musicais.
O impacto da música possibilita uma melhor qualidade de vida a um paciente, esteja ele em processo preventivo, de reabilitação ou tratamento.